Tele-Entrevista

Ferramenta Ideal para Análise e Gestão de Risco

A tele-entrevista (teleunderwriting) está mudando a maneira de se conduzir o processo de subscrição quando o assunto é a mensuração dos riscos relacionados à saúde de um proponente. De alto valor agregado, o serviço é a ferramenta ideal para seguradoras, resseguradoras, bancos, instituições de crédito etc., que, cada vez mais, demandam informações ágeis e detalhadas a respeito de seus potenciais clientes.

Com a tele-entrevista, a avaliação de riscos se torna mais eficaz, pois todo o processo é realizado por profissionais de saúde, que, com base em entrevista telefônica, coletam informações valiosas sobre o perfil pessoal e clínico de cada proponente, gerando benefícios concretos a todos os envolvidos.

Soluções sob Medida para as Necessidades de Cada Cliente

A tele-entrevista é um serviço de grande valor agregado para empresas que necessitam avaliar e definir, de forma precisa, o perfil pessoal e as condições de saúde de seus proponentes.

O segmento de seguros se beneficia muito dessa ferramenta, que favorece a classificação dos potenciais clientes de acordo com os riscos que representam, propiciando uma subscrição adequada à realidade.

Seguros e Resseguros

As informações geradas pela tele-entrevista possibilitam às empresas uma resposta efetiva ao dilema "aceitar ou recusar" um proponente com base em seu perfil de saúde.

Os resultados obtidos pela tele-entrevista criam condições para que os contratantes do serviço consigam, a partir do risco avaliado, agravar ou não os contratos.

Por suas funcionalidades e pelo emprego de recursos tecnológicos de ponta, a tele-entrevista se encaixa perfeitamente nas necessidades do setor de seguros, em suas diferentes modalidades, como:

  • Saúde
  • Vida
  • Vida em grupo
  • Doenças críticas
  • Incapacidade temporária

Bancos e instituições de crédito

Empresas que atuam em outros setores também podem se beneficiar da tele-entrevista. É o caso dos bancos e das instituições de crédito, que habitualmente fazem uso de informações contidas em laudos de saúde para a definição dos riscos de seus potenciais clientes, particularmente em operações relacionadas à concessão de empréstimos e financiamentos para a aquisição de bens.

Empresas de seguro prestamista

A correta avaliação de saúde gerada pela tele-entrevista é também indispensável ao setor de seguro prestamista, cuja atuação complementa as atividades das instituições de crédito, particularmente na gestão dos riscos de morte do contratante de um empréstimo, protegendo, igualmente, a instituição financeira do eventual prejuízo provocado pela inadimplência, bem como a família do beneficiário, que não terá de se preocupar com o pagamento da dívida contraída.

Outros setores

A tele-entrevista responde de forma eficiente às situações em que a avaliação dos riscos associado à saúde de um cliente se mostrar fator determinante para a definição ou concretização de um contrato. Ou, em outras palavras, sempre que existir a necessidade de uma declaração de saúde, a tele-entrevista pode ser utilizada.

Essa multiplicidade de aplicações da tele-entrevista também é um atrativo para o desenvolvimento de soluções customizadas a empresas dos mais diversos setores – e a Samplemed está mais do que capacitada para a formatação de processos de atendimento que satisfaçam às necessidades específicas de seus clientes.

Especialização em Saúde e Resultados mais Precisos

O serviço da tele-entrevista pode ser acionado pelo cliente da Samplemed tão logo um agente de vendas finalize uma proposta e a envie para a análise. Ele é executado por uma enfermeira, devidamente treinada, o que inclui, por exemplo, capacitação psicológica e apoio fonoaudiológico para uma eficaz condução da conversa telefônica com o proponente.

Supervisionada pela equipe médica da Samplemed, a tele-entrevista é realizada com base em questionário, elaborado especialmente para contemplar as mais diversas necessidades do cliente no que se refere ao levantamento do perfil médico do proponente, em atendimento às necessidades de informações que possibilitem o estabelecimento de uma avaliação dos riscos de saúde mais precisa do que a obtida nos métodos tradicionais. (Clique aqui para saber mais)

Graças ao uso de tecnologia e softwares de última geração, o sistema é altamente flexível, o que possibilita o uso também de questionários específicos, criados pelas próprias seguradoras

As respostas obtidas na entrevista são armazenadas num banco de dados eletrônico e servem de referência para a elaboração do laudo final. As informações são disponibilizadas por completo para a seguradora.

Cada resposta afirmativa dada pelo proponente gera a apresentação de novas questões, com o objetivo de aprofundar o conteúdo da conversa e de se obter um diagnóstico mais detalhado. Essas informações podem, inclusive, levar à solicitação de exames específicos, dentre os quais podem ser citados:

  • Ánalise de sangue e urina
  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma
  • Teste ergométrico

A tele-entrevista também pode dar origem à elaboração de um Parecer Médico que subsidiará o parecer final da seguradora. (Clique aqui para saber mais)

Benefícios Compartilhados por Todas as Partes Envolvidas

Os benefícios da tele-entrevista alcançam todos os envolvidos no processo – empresas, agentes de vendas e proponentes, que se beneficiam de uma avaliação de risco mais objetiva, especializada e eficaz, resultando na formalização de contratos justos e adequados à realidade.

Veja a seguir algumas das principais vantagens do serviço:

Para Empresas

  • Maior qualidade das informações coletadas sobre os proponentes.
  • Redução no número de declarações de saúde incompletas.
  • Acompanhamento de todo o processo de avaliação médica dos potenciais clientes.
  • Tarifação adequada a partir da obtenção de uma avaliação de riscos mais precisa, gerando preços mais competitivos.
  • Agilidade na realização do processo de avaliação de riscos, diminuindo etapas e eliminando a burocracia.
  • Menor sinistralidade.

Para os Corretores ou Agentes de Vendas

  • Foco nas vendas e na consultoria ao potencial cliente.
  • Maior produtividade.
  • Fim da responsabilidade sobre o preenchimento de informações que não são de sua especialidade.

Para os Proponentes

  • Maior agilidade e transparência no processo.
  • Atendimento feito por profissionais especializados da área de saúde.
  • Garantia de privacidade.
  • Flexibilidade na escolha do horário da tele-entrevista.
  • Contratos com preços justos e adequados à realidade.